O lipedema é uma condição médica crônica caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo, como quadris, coxas e, às vezes, braços. Essa condição pode causar dor, sensibilidade e problemas de mobilidade, além de estar frequentemente associada a um aspecto desproporcional do corpo. O tratamento do lipedema pode ser desafiador, exigindo medidas como dieta, exercícios, terapias físicas e em alguns casos, tratamento cirúrgico.
Lipedema é uma condição que afeta principalmente mulheres e está intimamente ligada às flutuações hormonais ao longo da vida, como durante a puberdade, gravidez e menopausa. Essa ligação sugere que o estrogênio desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do lipedema. O estrogênio é conhecido por regular a distribuição de gordura corporal nas mulheres, especialmente nas regiões de glúteos, quadris, coxas e pernas. O desequilíbrio na sinalização do estrogênio pode levar ao acúmulo excessivo de tecido adiposo subcutâneo, que é característico do lipedema.
Estudos mostram que, no lipedema, há uma expressão aumentada de enzimas como a aromatase, que converte andrógenos em estrogênios, contribuindo para o acúmulo de gordura. Além disso, proteínas específicas como a ZNF423, que são reguladas pelo estrogênio, estão associadas à proliferação de adipócitos, aumentando ainda mais o tecido adiposo afetado pelo lipedema.
Isso pode causar não apenas um aumento na massa de gordura, mas também outras complicações, como edema, fibrose, alterações vasculares e linfáticas que pioram a condição.
Assista um breve relato da Dr. Marcela Verbena sobre a relação do lipedema com alterações hormonais:
Tratamento do lipedema
Recentemente, novos métodos têm surgido no tratamento do lipedema, um deles é o uso de tecnologias como a esteira Shape Space.
A Shape Space é uma esteira que une diversas tecnologias em um único aparelho que são: infravermelho, atmosfera modificada, ionização, cromoterapia, aromaterapia e LED. Essas tecnologias contribuem de maneira expressiva no tratamento do lipedema. A Shape Space representa uma inovação significativa no arsenal terapêutico do lipedema, oferecendo um tratamento não invasivo e potencialmente eficaz para melhorar os sinais e sintomas dessa condição debilitante.
Infravermelho: Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea e linfática, o que é crucial para reduzir a inflamação e o acúmulo de líquidos característicos do lipedema.
Atmosfera modificada por vácuo: ao exigir maior esforço na execução do movimento, auxilia na mobilização da linfa, promovendo a drenagem dos fluidos acumulados no tecido adiposo, contribuindo para diminuição do inchaço e da dor.
Ionização e Cromoterapia: A ionização ajuda a equilibrar o pH da pele e a cromoterapia utiliza diferentes cores de luz para tratar vários problemas de pele. No caso do lipedema, essas tecnologias podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde e a aparência da pele.
Aromaterapia e Led fácil de colágeno: A aromaterapia pode ter efeitos relaxantes, reduzindo o estresse que muitas vezes acompanha condições crônicas como o lipedema. O LED de colágeno estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e a textura da pele.
Além da Shape Space, a Relive Club oferece outras tecnologias de ponta para ajudá-lo a atingir seus objetivos de saúde com a máxima eficiência: Conheça mais aqui. Além de uma equipe altamente capacitada e especializada para apoiar sua jornada.